Por que sua empresa precisa de um aplicativo móvel?
Hoje eu gostaria de falar sobre aplicativo móvel em combinação com negócios e por que você deveria considerar a criação de um aplicativo para celular para sua própria empresa.
Se você acha que os aplicativos para dispositivos móveis são exclusivamente para grandes marcas, você está errado. Mais e mais pequenas e médias empresas estão seguindo a tendência móvel, entendendo que uma estratégia móvel eficaz envolve mais do que apenas
um site responsivo para dispositivos móveis.
Na verdade, hoje em dia você notará que muitas pequenas empresas com as quais você interage na sua vida cotidiana têm seu próprio aplicativo móvel – seja o café da esquina ou o centro de beleza no centro da cidade. Essas empresas estão à frente do jogo quando se trata de levar seu marketing para o próximo nível.
Caso você ainda não tenha certeza de por quê alguém gostaria de construir seu próprio aplicativo móvel, aqui estão os sete principais benefícios de seguir esse caminho mais cedo e não mais tarde.
1) Seja visível aos clientes em todos os momentos
As estatísticas mostram que o brasileiro gasta mais de três horas por dia (!) em seu dispositivo móvel. Embora provavelmente apenas um punhado de aplicativos compense a maior parte desse uso total, isso não altera o fato de que cada usuário tem que desbloquear, rolar e vasculhar seu dispositivo até chegar ao aplicativo que eles estão procurando.
Estar “no caminho” pode ser uma vantagem para a sua empresa, pois nossa mente inconscientemente grava todas as imagens e textos (ou ícones). Ele aparecerá – mesmo que isso ocorra despercebido.
2) Criar um canal de Marketing direto
Os aplicativos atendem a muitas funções: eles podem fornecer informações gerais, preços, formulários de reserva, recursos de pesquisa, contas de usuários, mensagens, feeds de notícias e muito mais.
Um dos maiores benefícios de ter um aplicativo móvel é que todas as informações que você gostaria de fornecer aos seus clientes – incluindo vendas especiais e promoções – estão bem na ponta dos dedos. Através de notificações push, você fica ainda mais perto de uma interação direta e pode facilmente lembrar os clientes sobre seus produtos e serviços sempre que fizer sentido.
3) Fornecer valor aos seus clientes
Falando sobre informações em mãos, que tal “digitalizar” esse programa de fidelidade que você possui? Em vez de aderir ao antigo cartão fidelidade, permita aos seus clientes coletar suas recompensas através do seu aplicativo móvel. O resultado? Mais downloads e mais clientes retornando.
4) Construir marca e reconhecimento
Um aplicativo móvel para sua empresa pode contribuir grandemente para o reconhecimento da sua marca. Gostaria de quebrar este tópico em dois aspectos, cuja combinação tornará seu aplicativo um verdadeiro vencedor:
Marca: Um aplicativo móvel é como um letreiro em branco. Você pode fazer o que quiser com ele; Você pode torná-lo elegante, hip, funcional, chocante ou informativo. Mas o que você realmente quer fazer é criar um aplicativo que tenha características que seus clientes adorarão, enquanto ao mesmo tempo é bem chamativo e lindamente projetado.
Reconhecimento: Quanto mais você envolver os clientes com o seu
aplicativo, mais cedo eles se inclinarão a comprar seu produto e/ou serviço.
Na publicidade, isso é chamado de “freqüência eficaz”: em regra geral, ouvir e/ou ver sua marca aproximadamente 20 vezes é o que fará você ser
verdadeiramente notado.
5. Melhorar o engajamento do cliente
Não importa se você está vendendo flores ou serviços de spa, seus clientes precisam de uma maneira de alcançá-lo. Ter um recurso de mensagens (ou help desk) em seu aplicativo móvel pode realmente fazer a diferença na maneira como você se comunica com seus clientes.
Pense nisso: quantos clientes preferem se comunicar com você via texto do que por telefone?
6. Destaque-se da concorrência
Atualmente, os aplicativos móveis no nível das pequenas empresas ainda são raros, e é aqui que você pode dar um grande impulso à frente de seus concorrentes. Seja o primeiro em sua vizinhança a oferecer um aplicativo móvel aos seus clientes. Eles ficarão surpresos com sua abordagem!
7. Cultive a Lealdade do Cliente
Por último, mas não menos importante, a razão mais importante pela qual você deve considerar a construção de seu próprio aplicativo móvel é a fidelização do cliente.
Com todo o ruído que existe – banners de estradas, outdoors, sinais intermitentes, anúncios de jornais, panfletos, cupons, sites, banners de sites, anúncios do Facebook e marketing por e-mail – perdemos lentamente nosso impacto sobre os clientes por causa da imensa quantidade de publicidade que nos rodeia todos.
É hora de voltar a fazer uma conexão verdadeira e sincera com seus clientes, e torná-los um amante leal do seu produto e/ou serviço. Não estou dizendo que um aplicativo móvel vai salvar seu negócio, mas pode ser uma maneira de ficar mais perto de seus clientes, e ser apenas uma “ponta do dedo” em todo o tempo.