Transformação digital é uma jornada, não um destino

Transformação digital é uma jornada, não um destino
5/5 - (1 voto)

Hoje me dia, cada organização entende a necessidade de passar por uma transformação digital para atender melhor os clientes e operar um negócio melhor. Mas um desafio tão fundamental como a transformação digital pode mordê-lo se você não prestar atenção.

A transformação implica uma mentalidade finita e sugere que, uma vez que você “transformou”, seu trabalho está pronto. Muitas organizações cometem o erro de pensar que já fizeram o suficiente – e seguir em frente.

A excelência digital requer esforço e melhoria contínuos.

Sem tempo para descansar na transformação digital

O crescimento digital de tudo e a necessidade de inovação não deixa espaço para a estase. Sua organização não pode parar de evoluir. Qualquer negócio, a qualquer momento, deve estar pronto para adotar novas tecnologias ou práticas comerciais digitais. Você deve inovar constantemente em relação aos produtos e serviços digitais existentes.

Um termo mais preciso para descrever a digitalização de um negócio moderno pode ser “evolução digital” – o que sugere que tornar-se o melhor negócio digital que você pode ser é um processo infinito e contínuo.

É uma mentalidade essencial para o sucesso, separando o Negócio Digital Ativo do Negócio Digital Passivo. O primeiro permite que você seja um grande influenciador de mercado,  enquanto o último significa que você corre o risco de ser interrompido por um competidor mais inteligente e mais rápido.

Uma lição de história sobre transformação digital

Blockbuster é o exemplo clássico de um negócio digital passivo. O serviço de aluguel de vídeo foi derrubado pela Netflix aparentemente da noite para o dia, quando o streaming se tornou a sensação e os consumidores puderam ter acesso na palma de sua mão. 

Enquanto a Netflix estava fazendo milhões de clientes digitalmente, as locadoras de vídeo não conseguiram reinventar seus negócios. Isso não foi realmente uma falha na tecnologia, foi uma falha na liderança para estabelecer um novo curso para o negócio. 

A transformação digital nem sempre acontece tão rapidamente.

Muitas outras indústrias estão sangrando lentamente até a morte – desde lojas de departamentos até jornais. Macy’s (uma rede de lojas de departamentos americana) anunciou recentemente que está encerrando centenas de lojas. Devido a dura realidade de que na era digital-first da Amazon e e-commerces, as lojas físicas de departamento se tornaram muito caras de se manter.

Agora, a Macy’s está investindo pesadamente na criação de experiências de compra omnichannel para atrair clientes digitais e concentrando sua atenção na transformação digital.

Estudos de casos como Blockbuster e Macy’s nos ensinam que a transformação digital é inevitável. Os fortes sobrevivem evoluindo, e aqueles que não conseguem se adaptar se tornaram extintos. Empresas digitais ativas são a definição de forte, e eles veem determinadas estratégias de negócios com um ponto de vista distinto.

Como um Negócio Digital Ativo pensa

Abaixo está um guia sobre como o Negócio Digital Ativo (NDAs) aborda as principais funções e métricas do negócio:

Crescimento

O céu é o limite para um negócio digital ativo. Os NDAs acreditam que o passado é um prólogo para um futuro maior, melhor e mais lucrativo. Vivemos em um mundo onde tudo, da indústria de táxi para a indústria da construção, está sofrendo transformação digital. 

Nessa realidade, não há motivo para que qualquer empresa não tenha a oportunidade de alcançar um grande crescimento ano a ano, apesar da sua maturidade. A reinvenção e a inovação consistentes produzem um potencial ilimitado.

Satisfação do cliente

Muitos métodos tradicionais de pesquisa de satisfação do cliente são muito passivos. Eles não fazem as perguntas certas. Os NDAs entendem que a satisfação do cliente deve ser medida com uma linha ativa de questionamento. 

Em vez de perguntar aos clientes “Você está feliz?” Eles perguntam: “O que faria você nos trocar por uma concorrente?” Os NDAs não têm medo de operar a partir de uma posição de medo. 

Eles não olham no espelho retrovisor para avaliar a felicidade do consumidor, eles olham para frente, para a estrada potencial que qualquer cliente poderia tomar, principalmente para a que os levaria diretamente às mãos de um concorrente.

Concorrentes

Falando em concorrentes, os NDAs sabem que a qualquer momento, um concorrente pode apresentar um novo produto, serviço ou ferramenta que perturbe todo o mercado da noite para o dia. 

Os NDAs constantemente esperam transformação digital do mercado e planejam como driblá-las. Tome CVS, por exemplo. A empresa possui todo um laboratório digital dedicado a melhorar a experiência do cliente com novas soluções digitais. Não importa que o CVS tenha começado como um varejista no início dos anos 60 – está antecipando (e inventando) o futuro digital do seu negócio de varejo no momento, antes que alguém venha a fazê-lo.

A infraestrutura

Os NDAs abordam sua arquitetura digital como se estivessem construindo uma torre de Lego, geralmente pensando em uma infraestrutura subjacente baseada em nuvem, soluções fundamentais como gestão de conteúdo ou comércio online para atender às necessidades dos clientes. Nada é permanente. Os NDAs são rápidos em adaptar novas tecnologias. 

O Digital está mudando a maneira como vivemos e trabalhamos todos os dias. As organizações que abraçam a mudança e optam pela evolução em relação à complacência, irão resistir a qualquer tempestade. Os NDAs, como atletas profissionais, estão sempre treinando para se tornarem melhores e mais competitivos. 

Em um mundo de empresas digitais ativas e passivas, em qual equipe você prefere apostar?