Por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio?
Como outras organizações, seu negócio provavelmente está lutando com uma inúmeras mudanças que estão trazendo reviravolta nas táticas que você sempre usou para se comunicar com clientes potenciais e clientes.
A crescente diversidade demográfica, a adoção de tecnologias interativas e a evolução dos hábitos de consumo de mídia alteraram a forma como os consumidores obtêm informações e como percebem a sua marca através da sua comunicação.
À medida que você lida com a forma de falar eficazmente com os consumidores de hoje, provavelmente ouviu falar sobre algo chamado “marketing de conteúdo”. Talvez você tenha lido sobre isso em um artigo, ou talvez um colega ou consultor sugeriu isso para você.
Mas que é marketing de conteúdo, afinal? É apenas uma moda passageira? Isso realmente significa alguma coisa, ou é apenas um nome legal? Poderia realmente ajudá-lo a alcançar seus objetivos? E se sim, como?
O objetivo deste artigo é triplo. Primeiro, definimos o marketing de conteúdo para você. Em segundo lugar, mostramos por que o marketing de conteúdo deve ser parte de sua estratégia de comunicação. Em terceiro lugar, discutimos como começar com o marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
O Content Marketing Institute oferece a seguinte definição de marketing de conteúdo:
… uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência claramente definida – e, finalmente, para impulsionar a ação do cliente rentável.
Assim, em primeiro lugar, o marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico – não apenas publicando artigos aleatoriamente em seus feeds de mídia social.
Você precisa de um senso claro do que precisa realizar e de como seu conteúdo deve aproximar você de seus objetivos e estratégia de marketing digital.
Em segundo lugar, seu conteúdo deve beneficiar um público claramente definido. Vai além da demografia aqui. Quais são as necessidades, necessidades, interesses, perguntas, preocupações e pontos de dor de seus clientes potenciais?
Como o seu produto ou serviço se encaixa nas suas vidas? Qual a experiência que você tem que é útil para eles? Que tipo de conteúdo você poderia distribuir que iria informá-lo, divertir e engajá-los de forma significativa?
Em terceiro lugar, seu conteúdo deve ser valioso, relevante e consistente – mas a quem? Para o seu público.
- Valioso – As pessoas que lêem seus blogs ou observam seus vídeos devem precisam ver algo que valha a pena. Eles deveriam sair sentindo que aprenderam alguma coisa ou que foram entretidos de uma maneira que conversa com suas vidas e valores.
- Relevante – Seu conteúdo deve atender às necessidades e interesses dos consumidores. Seja esse especialista confiável para onde eles podem recorrer. Mostre ao seu público que você os obtém – que você entenda o que é interessante, engraçado, emocionante ou importante para eles.
- Consistente – O conteúdo eficaz, entregue durante um período de tempo, torna você instantaneamente reconhecido. Seu estilo de aparência, sensação, tom e escrita – e, claro, o conteúdo – deve falar com a mesma voz que ajuda os consumidores a conhecerem você e se familiarizarem com sua empresa.
Finalmente, uma boa estratégia de marketing de conteúdo impulsiona a ação do cliente rentável. As pessoas querem fazer negócios com organizações que entendem “pessoas como eu”.
Eles confiam nas recomendações de outros consumidores como eles, então, quando um amigo compartilha conteúdo da sua empresa através das mídias sociais, a mensagem ganha credibilidade.
O marketing de conteúdo oferece a oportunidade de ganhar essa credibilidade criando mensagens que demonstram como seu produto ou serviço pode fazer uma diferença positiva nas vidas de seus clientes potenciais.
Por que marketing de conteúdo é tão importante?
1- Porque o marketing de conteúdo é importante para os consumidores
Os prospects de hoje têm um forte apetite por boas informações, mas uma resistência mais poderosa à chamada “venda forçada”. A maioria de nós pesquisa produtos e serviços on-line antes de fazer uma compra.
Estudamos diferentes carros, comparando preços e características, antes de colocar o pé em uma concessionária. Mesmo os compradores de supermercado usam telefones celulares para comparar preços e promoções.
As pessoas querem um bom conteúdo que os ajuda a tomar boas decisões, mas não gostam de serem vendidos. Os consumidores são menos influenciados pela publicidade tradicional e pelas táticas de vendas oldschool, e isso é verdade tanto para clientes B2C quanto para B2B.
De acordo com um estudo, 70% dos consumidores preferem aprender sobre empresas através de artigos em vez de publicidade. Outra pesquisa sobre decision makers (tomadores de decisão) descobriu que 80% preferem obter informações sobre uma compra através de artigos em vez de publicidade.
A mesma pesquisa descobriu que 70% dizem que o conteúdo faz com que eles se sintam mais perto da empresa patrocinadora e 60% dizem que o conteúdo os ajuda a tomar melhores decisões de compra.
2- Porque o marketing de conteúdo é importante para os motores de busca.
Os consumidores se voltam para os motores de busca para soluções de seus problemas. Às vezes, sua melhor oportunidade para conquistar novos clientes é estar lá quando o Google o procurar.
Isso se dá estabelecendo um plano de otimização de motores de busca (SEO). É importante também saber que esses motores de busca freqüentemente atualizam os algoritmos que usam para rastrear a web, para que possam melhorar continuamente a qualidade dos resultados que vemos quando fazemos uma pesquisa.
As atualizações do Google nos últimos anos recompensam cada vez mais a qualidade e punem a baixa qualidade. E o que significa qualidade para o Google? Por um lado, o conteúdo atualizado é recompensado.
Então, publicar artigos frescos e atualizar seu conteúdo existente, o ajudará a manter uma forte exibição nas páginas de resultados dos motores de pesquisa (SERPs) e manter as pessoas voltando para o seu site.
Em segundo lugar, o Google pune cada vez mais o que considera “spam” ou páginas excessivamente “otimizadas”. Um exemplo disto é “preenchimento de palavras-chave”, o que geralmente significa usar a mesma palavra-chave muitas vezes sem nenhum objetivo.
Por exemplo: “o melhor e mais barato mercado de São Paulo é o mercado X, o melhor e mais barato mercado de São Paulo. Não perca tempo, venha para o melhor e mais barato mercado de São Paulo e compare os preços.”
Uma boa regra aqui é que, se é estranho para você ler, provavelmente é uma bandeira vermelha para o Google. Sempre escreva para o leitor primeiro e pesquise palavras-chave de longa cauda para usar como sinônimos. Dessa forma, seu conteúdo será amigável para o leitor e amigável para SEO.
3- Porque o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio.
Como você pode ver, o conteúdo eficaz pode ajudá-lo a construir relacionamentos com clientes, evitando as “venda forçadas” menos eficazes. Ele mostra sua experiência em assuntos e ganha confiança ao destacar tópicos importantes que afetam seus clientes potenciais.
O conteúdo bem elaborado pode atrair o tráfego para o seu site e redes sociais, aumentar o seu desempenho nas páginas de resultados de pesquisa e dar ao público a oportunidade de compartilhar seu conteúdo com seus amigos.
Uma pesquisa recente perguntou a 600 profissionais de marketing o que eles achavam que eram as tendências de marketing digital mais importantes para 2015.
O marketing de conteúdo foi a resposta número um com 29,6% – antes de outros temas interessantes, como Big Data (14,6%), automação de marketing (12,8%), mobile marketing (11,0%) e marketing de mídias sociais (8,9%).
Outras pesquisas descobriram que 63% das empresas dizem que publicar em mídias sociais aumentaram sua eficácia no marketing. As empresas com blogs atraem mais links de entrada, e os blogs nos sites da empresa tendem a atrair mais visitantes.
Conclusão
Percebeu que o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia, não é mesmo? Mas não somente isso, a estratégia de marketing de conteúdo já tem sido uma tendência mundial.
Por causa de seus resultados favoráveis e de seu grande potencial, empresas do mundo todo estão implantando essa estratégia.
No próximo artigo, daremos algumas dicas para você dar o ponta pé inicial numa estratégia de marketing de conteúdo para a sua empresa. Fique ligado!