SEO, o que é e pra que serve?

SEO, o que é e pra que serve?

Ser encontrado pelos mecanismos de buscas (se tratando do Brasil, principalmente pelo Google), esta é a função do Search Engine Optimization (SEO), ou traduzido, Otimização para Mecanismos de Busca.

Existe uma piada que se tornou popular entre os marketeiros, ela diz o seguinte: “Se você quiser esconder algum segredo, basta colocá-lo na segunda página do Google”. Apesar de ser uma piada, ela é bastante verdadeira, pois estudos mostram que cerca de 90% das pessoas nunca passa para a segunda página de resultados quando faz uma pesquisa no Google.

Podemos dizer então que o SEO serve para fazer com que um site consiga um bom posicionamento em ferramentas de busca, aumentando as visitas, o tráfego e gerando autoridade. Conseguir um bom rankeamento é muito importante para aumentar suas vendas, afinal, quanto mais pessoas visitarem o seu site, mais oportunidades de venda você vai ter.

Mas como conseguir ter um bom posicionamento em meio a tantos sites, e como fazer o meu site estar entre os primeiros resultados do Google? A resposta é “simples”: Através das técnicas de SEO.

Por onde eu começo?

Bom, basicamente existem centenas de fatores que influenciam no ranqueamento, listamos neste artigo alguns dos principais:

1. Qualidade de Conteúdo

Diariamente, todos nós temos dúvidas, questionamentos, desejos, e podemos afirmar que a principal fonte de pesquisa para sanar essas nossas necessidades é o Google. Imagine que o Google é uma grande bacia, onde ele armazena diversos conteúdos dos mais variados temas e assuntos. Toda vez que nós perguntamos ao Google “Eu quero saber sobre Tal Coisa”, é como se um robozinho fosse até essa bacia, procurasse os melhores conteúdos pertinentes à sua pergunta, e te retornasse com as melhores opções.

Para que o Google identifique o seu conteúdo como uma das melhores opções para responder ao questionamento da pesquisa, é necessário que o seu site tenha um conteúdo de qualidade, que seja objetivo, claro e bem estruturado. Separar os textos em subtítulos e tópicos, torna a leitura mais agradável, compreensível e chamativa, além de mostrar para o Google mais facilmente os principais temas do texto. 

Outro fator que determina para o Google que o conteúdo é de qualidade, é o tempo de permanência dos usuários em uma página, ou seja, caso muitos visitantes estejam saindo da página rapidamente, o Google entende que ela não apresenta bons resultados. Por isso, é sempre bom pensar em estratégias para o seu conteúdo, que prendam a atenção dos usuários.

2. Palavras-Chave

São o elemento principal das técnicas de SEO, sua função basicamente é resumir o conteúdo a ser procurado pelo Google. As palavras-chave devem ser muito bem selecionadas (existem algumas ferramentas que auxiliam essa seleção) e bem utilizadas em diversas partes do conteúdo, como por exemplo, em títulos, parágrafos, links, imagens, meta-description, entre outros. Também é importante utilizar as palavras-chave de forma não exagerada, e relacioná-las aos termos e sinônimos adequados.

3. Usabilidade e Experiência do Usuário

Além das informações relevantes e conteúdo de qualidade, é necessário que seu site tenha uma boa apresentação e usabilidade. Várias coisas influenciam a experiência do usuário, entre elas estão o Design, o tempo de carregamento das páginas, a estruturação dos conteúdos e mídias, se o site é adaptado para dispositivos móveis de variadas resoluções. Tudo isso afeta diretamente o ranqueamento.

4. Autoridade e Relevância

Falando sobre a Relevância, como o Google identifica isso? Basicamente através dos temas. Na prática, se o seu site é sobre Nutrição, não adianta você querer fazer um blog post sobre Engenharia Aeroespacial, os assuntos não estão relacionados e isso faz com que o Google fique confuso e não dê importância para o seu site. 

E como mostrar que o meu site tem Autoridade e propriedade para abordar tais assuntos? Basicamente o Google identifica isso através dos backlinks, que são menções de outros sites, e até mesmo nas redes sociais, que fazem direcionamentos para seus conteúdos.

5. Planejamento e Otimização

Sempre comece a partir do seguinte princípio: Os Mecanismos de Busca foram criados para facilitar a vida das pessoas, proporcionando praticidade ao mesmo tempo que oferece resultados de qualidade, levando experiências agradáveis para os usuários.

Baseado nisso, faça o caminho inverso, coloque-se no lugar do usuário que precisa encontrar o seu site. Quais termos ele vai usar na pesquisa? O que ele está procurando? O que ele vai ver se digitar tal coisa? Será que o seu site traz as respostas que ele precisa? Fornece um benefício real, com informações objetivas e bem organizadas?

Estruturar o SEO de um site é bastante trabalhoso e exige uma dedicação especial. Mas com as ferramentas certas, e com uma equipe qualificada, é possível melhorar significadamente o posicionamento e tráfego do seu site.

Por isso, conte com a DVW para lhe ajudar nesse processo. Temos todos os recursos necessários para fazer com que seu site esteja nos primeiros resultados das buscas do Google. Solicite um orçamento clicando aqui.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?