SEO, o que é e pra que serve?

SEO, o que é e pra que serve?
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Ser encontrado pelos mecanismos de buscas (se tratando do Brasil, principalmente pelo Google), esta é a função do Search Engine Optimization (SEO), ou traduzido, Otimização para Mecanismos de Busca.

Existe uma piada que se tornou popular entre os marketeiros, ela diz o seguinte: “Se você quiser esconder algum segredo, basta colocá-lo na segunda página do Google”. Apesar de ser uma piada, ela é bastante verdadeira, pois estudos mostram que cerca de 90% das pessoas nunca passa para a segunda página de resultados quando faz uma pesquisa no Google.

Podemos dizer então que o SEO serve para fazer com que um site consiga um bom posicionamento em ferramentas de busca, aumentando as visitas, o tráfego e gerando autoridade. Conseguir um bom rankeamento é muito importante para aumentar suas vendas, afinal, quanto mais pessoas visitarem o seu site, mais oportunidades de venda você vai ter.

Mas como conseguir ter um bom posicionamento em meio a tantos sites, e como fazer o meu site estar entre os primeiros resultados do Google? A resposta é “simples”: Através das técnicas de SEO.

Por onde eu começo?

Bom, basicamente existem centenas de fatores que influenciam no ranqueamento, listamos neste artigo alguns dos principais:

1. Qualidade de Conteúdo

Diariamente, todos nós temos dúvidas, questionamentos, desejos, e podemos afirmar que a principal fonte de pesquisa para sanar essas nossas necessidades é o Google. Imagine que o Google é uma grande bacia, onde ele armazena diversos conteúdos dos mais variados temas e assuntos. Toda vez que nós perguntamos ao Google “Eu quero saber sobre Tal Coisa”, é como se um robozinho fosse até essa bacia, procurasse os melhores conteúdos pertinentes à sua pergunta, e te retornasse com as melhores opções.

Para que o Google identifique o seu conteúdo como uma das melhores opções para responder ao questionamento da pesquisa, é necessário que o seu site tenha um conteúdo de qualidade, que seja objetivo, claro e bem estruturado. Separar os textos em subtítulos e tópicos, torna a leitura mais agradável, compreensível e chamativa, além de mostrar para o Google mais facilmente os principais temas do texto. 

Outro fator que determina para o Google que o conteúdo é de qualidade, é o tempo de permanência dos usuários em uma página, ou seja, caso muitos visitantes estejam saindo da página rapidamente, o Google entende que ela não apresenta bons resultados. Por isso, é sempre bom pensar em estratégias para o seu conteúdo, que prendam a atenção dos usuários.

2. Palavras-Chave

São o elemento principal das técnicas de SEO, sua função basicamente é resumir o conteúdo a ser procurado pelo Google. As palavras-chave devem ser muito bem selecionadas (existem algumas ferramentas que auxiliam essa seleção) e bem utilizadas em diversas partes do conteúdo, como por exemplo, em títulos, parágrafos, links, imagens, meta-description, entre outros. Também é importante utilizar as palavras-chave de forma não exagerada, e relacioná-las aos termos e sinônimos adequados.

3. Usabilidade e Experiência do Usuário

Além das informações relevantes e conteúdo de qualidade, é necessário que seu site tenha uma boa apresentação e usabilidade. Várias coisas influenciam a experiência do usuário, entre elas estão o Design, o tempo de carregamento das páginas, a estruturação dos conteúdos e mídias, se o site é adaptado para dispositivos móveis de variadas resoluções. Tudo isso afeta diretamente o ranqueamento.

4. Autoridade e Relevância

Falando sobre a Relevância, como o Google identifica isso? Basicamente através dos temas. Na prática, se o seu site é sobre Nutrição, não adianta você querer fazer um blog post sobre Engenharia Aeroespacial, os assuntos não estão relacionados e isso faz com que o Google fique confuso e não dê importância para o seu site. 

E como mostrar que o meu site tem Autoridade e propriedade para abordar tais assuntos? Basicamente o Google identifica isso através dos backlinks, que são menções de outros sites, e até mesmo nas redes sociais, que fazem direcionamentos para seus conteúdos.

5. Planejamento e Otimização

Sempre comece a partir do seguinte princípio: Os Mecanismos de Busca foram criados para facilitar a vida das pessoas, proporcionando praticidade ao mesmo tempo que oferece resultados de qualidade, levando experiências agradáveis para os usuários.

Baseado nisso, faça o caminho inverso, coloque-se no lugar do usuário que precisa encontrar o seu site. Quais termos ele vai usar na pesquisa? O que ele está procurando? O que ele vai ver se digitar tal coisa? Será que o seu site traz as respostas que ele precisa? Fornece um benefício real, com informações objetivas e bem organizadas?

Estruturar o SEO de um site é bastante trabalhoso e exige uma dedicação especial. Mas com as ferramentas certas, e com uma equipe qualificada, é possível melhorar significadamente o posicionamento e tráfego do seu site.

Por isso, conte com a DVW para lhe ajudar nesse processo. Temos todos os recursos necessários para fazer com que seu site esteja nos primeiros resultados das buscas do Google. Solicite um orçamento clicando aqui.